Mostrar mensagens com a etiqueta fernando pessoa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta fernando pessoa. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 9 de março de 2010

back to school


Coimbra, Portugal
2010

"Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma."
Fernando Pessoa

sábado, 10 de outubro de 2009

selfmade me #3


Foz do Arelho, Portugal
2009

"Eu tenho uma espécie de dever, de dever de sonhar,
de sonhar sempre,
pois sendo mais do que
um espectador de mim mesmo,
Eu tenho que ter o melhor espectáculo que posso.
E assim me construo a ouro e sedas,
em salas supostas, invento palco, cenário para viver o meu sonho
entre luzes brandas e músicas invisíveis."
Bernardo Soares, Livro do Desassossego

quarta-feira, 24 de junho de 2009

selfmade me #2


Aljezur, Portugal
2009

Não sou nada
Nunca serei nada
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.
Álvaro de Campos

terça-feira, 9 de junho de 2009

national pride


Sagres, Portugal
2009

"A Europa jaz, posta nos cotovellos:
De Oriente a Occidente jaz, fitando,
E toldam-lhe românticos cabellos
Olhos gregos, lembrando.

O cotovello esquerdo é recuado;
O direito é em ângulo disposto.
Aquelle diz Itália onde é pousado;
Este diz Inglaterra onde, afastado,
A mão sustenta, em que se appoia o rosto.

Fita, com olhar sphyngico e fatal,
O Occidente, futuro do passado.

O rosto com que fita é Portugal.
Fernando Pessoa, Mensagem"

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

vaga


Porto, Portugal
2009


"Não tenhas nada nas mãos
Nem uma memória na alma,
Que quando te puserem
Não mãos o óbolo último,
Ao abrirem-te as mãos
Nada te cairá.
Que trono te querem dar
Que Átropos to não tire?
Que louros que não fanem
Nos arbítrios de Minos?
Que horas que te não tornem
Da estatura da sombra
Que serás quando fores
Na noite e ao fim da estrada?
Colhe as flores mas larga-as,
Das mãos mal as olhaste.
Senta-te ao sol. Abdica.
E sê rei de ti próprio."
Ricardo Reis, Poesia

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

where's reality #3


Mira, Portugal
2008


"As rosas amo dos jardins de Adónis,
Essas volucres amo, Lídia, rosas,
Que em o dia em que nascem,
Em esse dia morrem.
A luz para elas é eterna, porque
Nascem nascido já o sol, e acabam
Antes que Apolo deixe
O seu curso visível.
Assim façamos nossa vida um dia,
Inscientes, Lídia, voluntariamente
Que há noites antes e após
O pouco que duramos."
Ricardo Reis, Poesia

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

uma vez


Algarve, Portugal
2008


"Uma vez amei, julguei que me amariam,
Mas não fui amado.
Não fui amado pela única grande razão —
Porque não tinha que ser.

Consolei-me voltando ao sol e à chuva,
E sentando-me outra vez à porta de casa.
Os campos, afinal, não são tão verdes para os que são amados
Como para os que o não são.
Sentir é estar distraído."
Alberto Caeiro

sábado, 9 de agosto de 2008

simple things, happy days


Coimbra, Portugal
2008


"Quer pouco, terás tudo.
Quer nada: serás livre.
O mesmo amor que tenham
Por nós, quer-nos, oprime-nos."
Ricardo Reis

terça-feira, 3 de junho de 2008

verde tinto


Águas Santas - Póvoa de Lanhoso, Portugal
2008


"Parece às vezes que desperto
E me pergunto o que vivi;
Fui claro, fui real, é certo,
Mas como é que cheguei aqui?

A bebedeira às vezes dá
Uma assombrosa lucidez
Em que como outro a gente está.
Estive ébrio sem beber talvez.

E de aí, se pensar, o mundo
Não será feito só de gente
No fundo cheia de este fundo
De existir clara e ebriamente?

Entendo, como um carrossel,
Giro em meu torno sem me achar...
(Vou escrever isto num papel
Para ninguém me acreditar...)"
Fernando Pessoa

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

trip


Fatehpur Sikri - Agra, India
2007


"Nunca, por mais que viaje, por mais que conheça
O sair de um lugar, o chegar a um lugar, conhecido ou desconhecido,
Perco, ao partir, ao chegar, e na linha móbil que os une,
A sensação de arrepio, o medo do novo, a náusea —
Aquela náusea que é o sentimento que sabe que o corpo tem a alma,
Trinta dias de viagem, três dias de viagem, três horas de viagem —
Sempre a opressão se infiltra no fundo do meu coração."
Álvaro de Campos

sábado, 4 de novembro de 2006

first class tickets


Boca Grande - Cartagena, Colômbia
2006


"Viajar! Perder países!
Ser outro constantemente,
Por a alma não ter raízes
De viver de ver somente!

Não pertencer nem a mim!
Ir em frente, ir a seguir
A ausência de ter um fim,
E a ânsia de o conseguir!

Viajar assim é viagem.
Mas faço-o sem ter de meu
Mais que o sonho da passagem.
O resto é só terra e céu."
Fernando Pessoa - Cancioneiro

domingo, 17 de setembro de 2006

pasion


Esposende, Portugal
2006


"No light, but rather darkness visible.

Mas essas chamas lançam, não luz,
mas sim treva visível."
Fernando Pessoa, Epígrafe em ‘A Hora do Diabo’


Rodrigo Leão - Pasion

quinta-feira, 23 de março de 2006

vertigem


Arrifana - Algarve, Portugal
2006


"Minhas mesmas emoções
São coisas que me acontecem."
Fernando Pessoa

sexta-feira, 16 de dezembro de 2005

is it my heart you're holding?


Braga, Portugal
2005


"O meu coração quebrou-se
Como um bocado de vidro
Quis viver e enganou-se... "
Fernando Pessoa

sábado, 10 de setembro de 2005

passagem das horas*


Ilha Amantani - Lago Titikaka, Peru
2005


"Trago dentro do meu coração,
Como num cofre que se não pode fechar de cheio,
Todos os lugares onde estive,
Todos os portos a que cheguei,
Todas as paisagens que vi através de janelas ou vigias,
Ou de tombadilhos, sonhando,
E tudo isso, que é tanto, é pouco para o que eu quero."
*Álvaro de Campos

Impressões

Nós

Grãos no pó

Blog directory

  © Blogger template 'anaPaipita' adapted from Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP