quarta-feira, 2 de maio de 2007

exercícios e falta de originalidade


Mundaka, Espanha
2007

segunda-feira, 30 de abril de 2007

a caminho....


Biarritz, França
2007


Quando olho para a frente assusto-me.
Penso no que vivi, no que ouvi, no que senti, no que aprendi e no que sei, e percebo que os passos que me esperam são bem maiores do que as minhas pernas...
Falta-me ainda o mundo...
Inteiro.

domingo, 29 de abril de 2007

ready to go


Braga, Portugal
2007

domingo, 15 de abril de 2007

again, the atlas


Marrocos
2004

sábado, 14 de abril de 2007

a cara da medina


Fez, Marrocos
2004

quinta-feira, 12 de abril de 2007

amanhecer


Merzouga, Marrocos
2004


"De manhã escureço
De dia tardo
De tarde anoiteço
De noite ardo"
Vinicius de Moraes

segunda-feira, 9 de abril de 2007

we're on the road to nowhere


Marrocos
2004

segunda-feira, 2 de abril de 2007

as peles de marrocos #2


Fez, Marrocos
2004

quinta-feira, 29 de março de 2007

pela porta dentro


Ait Benhaddou, Marrocos
2004


"Não acredito em Deus porque unca o vi.
Se ele quisesse que eu acreditasse nele,
Sem dúvida que viria falar comigo
E entraria pela minha porta dentro
Dizendo-me, Aqui estou!
(...)
Mas se Deus é as flores e as árvores
E os montes e o sol e o luar,
Então acredito nele.
Então acredito nele a toda a hora,
E a minha vida é toda uma oração e uma missa,
E uma comunhão com os olhos e pelos ouvidos.
Mas se Deus é as árvores e as flores
E os montes e o luar e o sol,
Para que lhes chamo eu Deus?
Chamo-lhes flores e árvores e montes e sol e luar;
Porque se ele se fez, para eu o ver,
Sol e luar e flores e árvores e montes,
Se ele me aparece como sendo árvores e montes,
E luar e sol e flores,
É que ele quer que eu o conheça
Como árvores e montes e flores e luar e sol.
E por isso obedeço-lhe.
(...)
Obedeço-lhe a viver, espontaneamente,
Como quem abre os olhos e vê
E chamo-lhe luar e sol e flores e árvores e montes,
E amo-o sem pensar nele,
E penso-o vendo e ouvindo,
E ando com ele a toda a hora."
Alberto Caeiro, O Guardador de Rebanhos

segunda-feira, 26 de março de 2007

kasbah

Photofriday: Fantasy


Ait Benhaddou, Marrocos
2004


"Hoje, confesso, acordei com vontade de ser feliz.
Amarrei, até, no pulso o amor-perfeito
que foi secando no meu peito e retomei a velha máxima:
não deixar que qualquer angústia atinja o coração.
Um castelo de areia, é tudo quanto quero
para acostar o meu barco de papel."
Hoje, confesso, acordei com vontade de ser feliz, Graça Pires

quinta-feira, 22 de março de 2007

see an atlas?


Marrocos
2004

domingo, 18 de março de 2007

procura-se um Amigo


Merzouga, Marrocos
2004


"Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimento, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto dos ventos e das canções da brisa. Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar.

Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados. Não é preciso que seja puro, nem que seja de todo impuro, mas não deve ser vulgar. Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa. Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objetivo deve ser o de amigo. Deve sentir pena das pessoas tristes e compreender o imenso vazio dos solitários. Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer.

Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova, quando chamado de amigo. Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grande chuvas e das recordações de infância. Precisa-se de um amigo para não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade. Deve gostar de ruas desertas, de poças de água e de caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva, de se deitar no capim.

Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive. "
Procura-se um amigo, Vinicius de Moraes

sábado, 17 de março de 2007

family


Floresta dos Cedros, Marrocos
2004

quinta-feira, 15 de março de 2007

coke


Marrocos
2004

quarta-feira, 14 de março de 2007

as peles de marrocos #1


Fez, Marrocos
2004

terça-feira, 13 de março de 2007

há verde, tanto verde, tanto azul, tantas cores em marrocos


Marrocos
2004

segunda-feira, 12 de março de 2007

the beginning of another world


Chefchaouen, Marrocos
2004

domingo, 11 de março de 2007

in blue


Chefchaouen, Marrocos
2004

sábado, 10 de março de 2007

what's to do?


Chefchaouen, Marrocos
2004

sexta-feira, 9 de março de 2007

revisited


Tanger, Marrocos
2004


passados quase três anos decidi regressar às fotos de marrocos, e dar-lhes uma voltinha...
preencho assim a falta de fotografias que tenho neste momento
(o que significa que estou a precisar de férias, de uns fins de semana, ou de outra coisa qualquer...)
há mais fotos, já postadas noutras alturas, se quiserem vê-las procurem por marcador de marrocos, talvez seja mais fácil.
a minha preferida é a foto de abertura deste estaminé...
(imagino que estivessem muito interessados em saber...)

segunda-feira, 5 de março de 2007

lucidez


Porto, Portugal
2007


"Estou sentindo uma clareza tão grande que me anula como pessoa atual e comum: é uma lucidez vazia, como explicar? assim como um cálculo matemático perfeito do qual, no entanto, não se precise. Estou por assim dizer vendo claramente o vazio. E nem entendo aquilo que entendo: pois estou infinitamente maior que eu mesma, e não me alcanço. Além do que: que faço dessa lucidez? Sei também que esta minha lucidez pode-se tornar o inferno humano - já me aconteceu antes. Pois sei que - em termos de nossa diária e permanente acomodação resignada à irrealidade - essa clareza de realidade é um risco. Apagai, pois, minha flama, Deus, porque ela não me serve para viver os dias. Ajudai-me a de novo consistir dos modos possíveis. Eu consisto, eu consisto, amém."
Clarice Lispector, A Descoberta do Mundo (A lucidez perigosa)

sexta-feira, 2 de março de 2007

para comemorar...


Braga, Portugal
2007


bem sei que merecia uma coisinha melhor, mas não tem havido muita disponibilidade para alimentar o grão...

...de qualquer forma o Theatro Circo ficou uma coisa a sério...

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

defocused


Porto, Portugal
2007

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

apetecia-me verão


Praia do Forte - Bahia, Brasil
2004

quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

club colombia


Cartagena de Indias, Colombia
2006


"Y si va a llover... ¡que llueva!,
Al fin que buena falta le está haciendo al maíz.
Y si el cielo se va a romper,
Pa´lo desfundao que está, que se siga rompiendo.
Porque lo que es el pueblo
Ya está aprendiendo a mirar pa´ arriba;
que´s onde´stan los que fabrican estos cuentos;
y al colmo que va pasando el tiempo
su fuerza va creciendo"
¿Pa ´Qué Aguantar Tanto?, Jorge Veloz

segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

life's down there


Carategna de Indias, Colombia
2006

sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

seguríssimo


Taganga, Colômbia
2006

domingo, 21 de janeiro de 2007

Mayra Andrade









Guimarães, Portugal
2007




Regasu, Mayra Andrade

(não vou deixar a letra porque a tradução que está na página dela me parece criminosa, é bem mais bonita no original...)

Mayra Andrade, dona de uma voz irresistível, e com uma presença em palco que é, no mínimo, emocionante, fez ontem, no Centro Cultural Vila-Flor, um dos melhores espectáculos que já vi.
Os músicos que a acompanham não lhe ficam atrás, são excelentes.

Estas imagens (que nem sequer deviam ter sido tiradas) servirão mais para a divulgação desta Senhora (não que ela precise da minha humilde divulgação, é certo) do que para mostrar os meus talentos fotográficos, que vocês já conhecem e sabem, portanto, que não dão para muito mais do que isto... ;)

Além disso não ilustram nem um bocadinho do que ali se passou....
(mais me valia estar calada, ou então nem sequer ter postado as fotos...)

sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

positive

- diário a preto e branco #17 (agora sim, o último...) -
25.10.2006

Cartagena de Indias, Colômbia
2006

quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

tira a mão do queixo!


Boquete, Panamá
2006




"Tira a mão do queixo, não penses mais nisso
O que lá vai já deu o que tinha a dar
Quem ganhou, ganhou e usou-se disso
Quem perdeu há-de ter mais cartas para dar
E enquanto alguns fazem figura
Outros sucumbem à batota
Chega aonde tu quiseres
Mas goza bem a tua rota

Enquanto houver estrada para andar
A gente vai continuar
Enquanto houver estrada para andar
Enquanto houver ventos e mar
A gente não vai parar
Enquanto houver ventos e mar

Todos nós pagamos por tudo o que usamos
O sistema é antigo e não poupa ninguém, não
Somos todos escravos do que precisamos
Reduz as necessidades se queres passar bem
Que a dependência é uma besta
Que dá cabo do desejo
E a liberdade é uma maluca
Que sabe quanto vale um beijo

Enquanto houver estrada para andar
A gente vai continuar
Enquanto houver estrada para andar
Enquanto houver ventos e mar
A gente não vai parar
Enquanto houver ventos e mar

Enquanto houver estrada para andar
A gente vai continuar
Enquanto houver estrada para andar
Enquanto houver ventos e mar
A gente não vai parar
Enquanto houver ventos e mar"
A Gente Vai Continuar, Jorge Palma

segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

summertime and the living's easy


Islas del Rosario, Colombia
2006

sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

tough choice

- diário a preto e branco #16 (e último!) -
24.10.2006

Islas del Rosario, Colômbia
2006

quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

border line


Algures entre o Panamá e a Colômbia
2006

terça-feira, 2 de janeiro de 2007

there's the sea, the sky, the city


Cidade do Panamá, Panamá
2006

segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

ano novo
vida nova?

- diário a preto e branco #15 -
22.10.2006

Cartagena de Indias, Colombia
2006




"Hoje o céu está mais azul,
eu sinto...
Fecho os olhos.
Mesmo assim eu sinto...
O meu corpo estremeceu.
Não consigo adormecer.

Nem o tempo vai chegar
Para dizer o quanto eu sinto
Você longe de mim.
É uma espécie de dor...

Hoje o céu está mais azul
eu sinto...
Olho à volta
E mesmo assim eu sinto
Que este amor vai acabar
e a saudade vai voltar...

Já não sei o que esperar
Dessa vida fugidia...
Não sei como explicar
Mas eu mesmo assim o amo."
Rosa, Rodrigo Leão

quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

dino


Parque Nacional Soberania, Panamá
2006

quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

panama hat


Penonome, Panamá
2006


This is the panama hat made in Panama.

There is another hat, the famous one:

"A Panama hat or just Panama is a traditional brimmed hat that is made from the plaited leaves of the panama-hat palm (Carludovica palmata). Despite the name, genuine Panama hats are made in Ecuador, not Panama; their name comes from the fact that they came to prominence during the construction of the Panama Canal when thousands of the hats were imported from Ecuador for use by the construction workers." (Wikipedia)

terça-feira, 26 de dezembro de 2006

pela janela do carro


Panamericana, Panamá
2006



"Eu ando pelo mundo prestando atenção
Em cores que eu não sei o nome
Cores de Almodóvar
Cores de Frida Kahlo, cores
Passeio pelo escuro
Eu presto muita atenção no que meu irmão ouve
E como uma segunda pele, um calo, uma casca
Uma cápsula protetora
Eu quero chegar antes
Pra sinalizar o estar de cada coisa
Filtrar seus graus
Eu ando pelo mundo divertindo gente
Chorando ao telefone
E vendo doer a fome dos meninos que têm fome
Pela janela do quarto
Pela janela do carro
Pela tela, pela janela
(Quem é ela? Quem é ela?)
Eu vejo tudo enquadrado
Remoto controle
Eu ando pelo mundo
E os automóveis correm para quê?
As crianças correm para onde
Transito entre dois lados, de um lado
Eu gosto de opostos
Expondo meu modo, me mostro
Eu canto para quem?
Eu ando pelo mundo e meus amigos, cadê?
Minha alegria meu cansaço?
Meu amor, cadê você?
Eu acordei
Não tem ninguém ao lado"
Esquadros, Adriana Calcanhotto

segunda-feira, 25 de dezembro de 2006

birds have homes too

- diário a preto e branco #14 -
21.10.2006

Gamboa, Panamá
2006

domingo, 24 de dezembro de 2006

boas festas!!!!

a todos os "clientes" deste suposto fotoblog, os meus votos de boas festas!
Obrigada pela vossa presença.

sábado, 23 de dezembro de 2006

little boats, they come and go

- diário a preto e branco #13 -
20.10.2006

Miraflores Locks, Panamá
2006

sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

com os pés se faz caminho


Boquete, Panamá
2006

domingo, 10 de dezembro de 2006

room with a view

Photofriday: The Beach


El Cabo - Tayrona, Colômbia
2006


(alguém reclamou da falta de cor?) :b

sábado, 9 de dezembro de 2006

by the river

- diário a preto e branco #12 -
19.10.2006

Boquete, Panamá
2006


(só agora me dei conta de que o primeiro título dado a este post já existia noutra foto...)

sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

magic green


Parque Nacional Volcán Barú - Boquete, Panamá
2006

quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

photo frame


Taganga - Santa Marta, Colômbia
2006

domingo, 3 de dezembro de 2006

magic red (the colour is autumn!)


Coimbra, Portugal
2006

sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

how many trees?

- diário a preto e branco #11 -
18.10.2006

Cidade do Panamá, Panamá
2006

Impressões

Grãos no pó

  © Blogger template 'anaPaipita' adapted from Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP