exercícios e falta de originalidade

Mundaka, Espanha
2007
impressões de luz no meu coração

Biarritz, França
2007
Quando olho para a frente assusto-me.
Penso no que vivi, no que ouvi, no que senti, no que aprendi e no que sei, e percebo que os passos que me esperam são bem maiores do que as minhas pernas...
Falta-me ainda o mundo...
Inteiro.
Merzouga, Marrocos
2004
"De manhã escureço
De dia tardo
De tarde anoiteço
De noite ardo"
Vinicius de Moraes
Ait Benhaddou, Marrocos
2004
"Não acredito em Deus porque unca o vi.
Se ele quisesse que eu acreditasse nele,
Sem dúvida que viria falar comigo
E entraria pela minha porta dentro
Dizendo-me, Aqui estou!
(...)
Mas se Deus é as flores e as árvores
E os montes e o sol e o luar,
Então acredito nele.
Então acredito nele a toda a hora,
E a minha vida é toda uma oração e uma missa,
E uma comunhão com os olhos e pelos ouvidos.
Mas se Deus é as árvores e as flores
E os montes e o luar e o sol,
Para que lhes chamo eu Deus?
Chamo-lhes flores e árvores e montes e sol e luar;
Porque se ele se fez, para eu o ver,
Sol e luar e flores e árvores e montes,
Se ele me aparece como sendo árvores e montes,
E luar e sol e flores,
É que ele quer que eu o conheça
Como árvores e montes e flores e luar e sol.
E por isso obedeço-lhe.
(...)
Obedeço-lhe a viver, espontaneamente,
Como quem abre os olhos e vê
E chamo-lhe luar e sol e flores e árvores e montes,
E amo-o sem pensar nele,
E penso-o vendo e ouvindo,
E ando com ele a toda a hora."
Alberto Caeiro, O Guardador de Rebanhos
Photofriday: Fantasy
Ait Benhaddou, Marrocos
2004
"Hoje, confesso, acordei com vontade de ser feliz.
Amarrei, até, no pulso o amor-perfeito
que foi secando no meu peito e retomei a velha máxima:
não deixar que qualquer angústia atinja o coração.
Um castelo de areia, é tudo quanto quero
para acostar o meu barco de papel."
Hoje, confesso, acordei com vontade de ser feliz, Graça Pires
Merzouga, Marrocos
2004
"Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimento, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto dos ventos e das canções da brisa. Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar.
Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados. Não é preciso que seja puro, nem que seja de todo impuro, mas não deve ser vulgar. Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa. Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objetivo deve ser o de amigo. Deve sentir pena das pessoas tristes e compreender o imenso vazio dos solitários. Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer.
Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova, quando chamado de amigo. Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grande chuvas e das recordações de infância. Precisa-se de um amigo para não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade. Deve gostar de ruas desertas, de poças de água e de caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva, de se deitar no capim.
Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive. "
Procura-se um amigo, Vinicius de Moraes
Tanger, Marrocos
2004
passados quase três anos decidi regressar às fotos de marrocos, e dar-lhes uma voltinha...
preencho assim a falta de fotografias que tenho neste momento
(o que significa que estou a precisar de férias, de uns fins de semana, ou de outra coisa qualquer...)
há mais fotos, já postadas noutras alturas, se quiserem vê-las procurem por marcador de marrocos, talvez seja mais fácil.
a minha preferida é a foto de abertura deste estaminé...
(imagino que estivessem muito interessados em saber...)
Porto, Portugal
2007
"Estou sentindo uma clareza tão grande que me anula como pessoa atual e comum: é uma lucidez vazia, como explicar? assim como um cálculo matemático perfeito do qual, no entanto, não se precise. Estou por assim dizer vendo claramente o vazio. E nem entendo aquilo que entendo: pois estou infinitamente maior que eu mesma, e não me alcanço. Além do que: que faço dessa lucidez? Sei também que esta minha lucidez pode-se tornar o inferno humano - já me aconteceu antes. Pois sei que - em termos de nossa diária e permanente acomodação resignada à irrealidade - essa clareza de realidade é um risco. Apagai, pois, minha flama, Deus, porque ela não me serve para viver os dias. Ajudai-me a de novo consistir dos modos possíveis. Eu consisto, eu consisto, amém."
Clarice Lispector, A Descoberta do Mundo (A lucidez perigosa)
Braga, Portugal
2007
bem sei que merecia uma coisinha melhor, mas não tem havido muita disponibilidade para alimentar o grão...
...de qualquer forma o Theatro Circo ficou uma coisa a sério...
Cartagena de Indias, Colombia
2006
"Y si va a llover... ¡que llueva!,
Al fin que buena falta le está haciendo al maíz.
Y si el cielo se va a romper,
Pa´lo desfundao que está, que se siga rompiendo.
Porque lo que es el pueblo
Ya está aprendiendo a mirar pa´ arriba;
que´s onde´stan los que fabrican estos cuentos;
y al colmo que va pasando el tiempo
su fuerza va creciendo"
¿Pa ´Qué Aguantar Tanto?, Jorge Veloz
Posted by anaPaipita at 31.1.07 2 comments
Labels: cartagena de indias, colombia, jorge veloz, poesia
Guimarães, Portugal
2007
Posted by anaPaipita at 21.1.07 0 comments
Labels: anaPaipita, guimarães, mayra andrade, musica, portugal
- diário a preto e branco #17 (agora sim, o último...) -
25.10.2006
Cartagena de Indias, Colômbia
2006
Boquete, Panamá
2006
- diário a preto e branco #15 -
22.10.2006

Cartagena de Indias, Colombia
2006
Posted by anaPaipita at 1.1.07 1 comments
Labels: cartagena de indias, colombia, musica, rodrigo leão
Penonome, Panamá
2006
This is the panama hat made in Panama.
There is another hat, the famous one:
"A Panama hat or just Panama is a traditional brimmed hat that is made from the plaited leaves of the panama-hat palm (Carludovica palmata). Despite the name, genuine Panama hats are made in Ecuador, not Panama; their name comes from the fact that they came to prominence during the construction of the Panama Canal when thousands of the hats were imported from Ecuador for use by the construction workers." (Wikipedia)
Panamericana, Panamá
2006
a todos os "clientes" deste suposto fotoblog, os meus votos de boas festas!
Obrigada pela vossa presença.
- diário a preto e branco #13 -
20.10.2006
Miraflores Locks, Panamá
2006
Photofriday: The Beach
El Cabo - Tayrona, Colômbia
2006
(alguém reclamou da falta de cor?) :b
- diário a preto e branco #12 -
19.10.2006
Boquete, Panamá
2006
(só agora me dei conta de que o primeiro título dado a este post já existia noutra foto...)

© Blogger template 'anaPaipita' adapted from Ourblogtemplates.com 2008
Back to TOP